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Você sabe receber bem na sua empresa?
Você sabe receber bem os seus clientes no seu comércio, na sua empresa, na sua loja, no seu ambiente de trabalho? Hoje nós vamos focar só em receber o cliente, mas fique sabendo que receber os seus colaboradores também é algo que deve ser pensado e colocado em prática, para aumentar sua produtividade e os seus rendimentos.
Qual é a primeira impressão que o cliente tem quando chega ao seu ambiente de trabalho? Quando ele chega, como está a entrada? O seu jardim, a porta de entrada, a fachada, a recepção e até mesmo a sua sala, como estão? Se tem logomarca, como ela está? A sua logomarca está bonita, não está desbotada, não está rasgada, faltando letra? Tudo isso é uma forma de você estar recebendo bem. Significa que você está cuidando da estrutura física para bem receber o seu cliente, que sentirá que a empresa realmente dá valor para o visual.
Porque, quando a gente chega em uma empresa e vê que está faltando uma letra, um vidro da janela, nos dá uma impressão ruim, de desleixo e descuido.
E quando o seu cliente chega tem alguém que abre a porta para ele ou ele mesmo tem que abrir a porta sozinho? É muito elegante que tenha uma pessoa para recepcioná-lo a porta. Isso é o correto dentro das regras da etiqueta. Não é a pessoa ir entrando no seu estabelecimento, mas sim ter alguém para desejar boas vindas. Isso é um sinal de receber bem.
Ainda, se o cliente é aquele que agendou um horário, então eu já tenho o nome dele e digo:“Bem vindo, ‘fulano’, ao escritório.... Já estávamos te aguardando. Fique à vontade, logo você será chamado!”. Essas palavras de cordialidade, de educação, devem ser faladas e padronizadas.
Agora vou abrir um parêntese com relação à equipe. Toda ela deve estar treinada para receber bem os seus clientes, no mesmo patamar, desde a secretária, recepcionista, até o copeiro, devem falar a mesma língua no ambiente de trabalho. Porque na ausência de uma pessoa, o outro poderá substituir, sem danos na qualidade do serviço, o que garantirá em manter o patamar de excelência do seu negócio.
Outro requisito muito importante está relacionado com a higiene e ao estilo de vestimenta que a empresa adota para ser usado no ambiente de trabalho. Ou seja, se é um uniforme, ou se é roupa pessoal, mas que mantenha o patamar de cores e comprimento da roupa; de estilo: se todo mundo com manga ou pode alguém usar sem; se é todo mundo de terninho ou não.
O padrão transmite uma linguagem e imagem comportamental de valor, quando tem a todos igualados.
A empresa, além de estar limpa, do chão, à parede e teto, deve remeter esse ar de limpeza em todos os ambientes que o cliente pode ter acesso. Deve estar em perfeito estado de higiene!
E agora, para a gente encerrar, eu quero falar de alguns itens que agregam valor para receber o seu cliente. A primeira delas é o arranjo de flor natural, que impressiona as pessoas. É muito mais bonito a gente receber com um arranjo floral.
Hoje, já existe à disposição, assinaturas de contrato de arranjos florais, seja de uma floricultura ou um prestador de serviço que os confeccione, para fazer a troca toda a semana, por um novo. Esse procedimento é muito utilizado em grandes escritórios.
O cliente também deve ter sempre acesso a uma bandeja, com copos de vidro, pois é muito mais elegante do que os copos descartáveis. Ter uma garrafa bonita, ou até mesmo uma cafeteira de café em capsula, para se servir em xícara de louça, seja de cerâmica ou porcelana. Isso demonstra que você dá valor para a sua empresa.
Então se você tem ali uma bandeja, um aparador com uma bomboniere com bombons ou umas balinhas de qualidade, alguns sequilhos em uma compoteira, fica uma recepção agradável e convidativa.
Caso tenha uma copeira ou recepcionista que possa levar o cafezinho, uma água, sempre mais gelada, em um copo bonito de vidro, cristal, a gente se impressiona muito mais do que ter que se servir ou perguntar onde tem uma água, por exemplo.
Essas são algumas das dicas, de como receber bem em seu ambiente de trabalho, para contribuir no seu sucesso.
Beijinhos, e até a próxima!
Renata Corrêa.
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