Destaques
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Como servir o chá da tarde?
Oi, tudo bem? O que você fez quando deveria ser Carnaval? Por aqui, tudo normal, porque não teve festa, mas preparei uma mesa posta para não passar em branco e inspirar os meus seguidores.
Mas hoje eu quero falar sobre o CHÁ DA TARDE. Como servir, o que devemos levar à mesa, como se comportar neste tipo de refeição, que para mim é muito agradável e importante para demonstrar cuidado, atenção e amor a quem a gente gosta, principalmente.
Se você não sabe, ou precisa de uma ajuda para saber se está no caminho certo, pois ama receber pessoas em casa para um chá da tarde, vou começar falando da escolha do cardápio.
Sempre que a gente pensa no cardápio, tem que pensar como em um almoço ou jantar, que precisa de uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Isso mesmo! Pode parecer estranho, mas no chá da tarde não é diferente. Temos que seguir essa linha de raciocínio para oferecer as três opções de uma refeição dentro do cardápio elaborado.
Isso até para o convidado saber quando a recepção está chegando ao fim. Ou seja, na hora de comer a sobremesa significa que já está caminhando para o final daquele evento, encontro ou reunião.
Outra situação, é que no chá da tarde todas as comidinhas já devem estar no centro da mesa, do início ao fim do encontro. Então você tem que pensar: na construção daquele cardápio, o que corresponde a uma entrada? Seria uma coisa leve, uma salada de fruta, algo frio, onde não tem um sabor muito marcante.
Depois, pense no prato
principal, que a gente deve escolher sempre algo que tenha uma composição mais
marcante, mais forte, que seria uma torta salgada, uma quiche, ou um empadão,
por exemplo. Algo que será realmente de sustância, de peso dentro daquele
cardápio.
E as bebidas? Todas as bebidas que envolvem um chá da tarde: a água é imprescindível e nem conta como um item no cardápio, sendo obrigatório estar na mesa posta; os sucos, para quem não quer tomar algo quente, que seriam os chás, cafés, chocolate quente e até mesmo o tchai (um chá indiano, degustado na Índia há muitos mil anos).
Muitas pessoas me perguntam sobre o espumante e o vinho do porto no chá da tarde. É possível servir, sim, um cálice de vinho do porto, um espumante ou champanhe para brindar no final de toda a refeição. Aí a gente pode vir com taças para fazer o brinde.
O café da tarde fica à disposição para o convidado servir o que ele gosta, até porque a pessoa pode não gostar de algo que tem na entrada, ou outro alimento ali disposto. Uma coisa muito elegante é a anfitriã servir o chá na xícara de todos os convidados, no início do evento.
Outra dica super legal, de ouro, e que eu oriento sempre nos cursos que eu dou, é tirar todos os alimentos das embalagens, porque deixa a mesa mais bonita, com menos informação. Além da higiene, pois os produtos costumam ficar no supermercado, com acesso a muitas pessoas.
Por exemplo, se a gente for colocar uma geleia, você não vai deixar o pote à mesa, você vai colocar uma porção em um pote de vidro, com uma espátula bonita. Se você for pôr a manteiga, não vá colocar no pote original dela, e sim, na manteigueira. E, se for servir um suco de caixinha, tire da embalagem e sirva em uma jarra.
É isso. Gostou? Muito simples de fazer, não é mesmo?
Beijinhos e até a próxima!
Renata Corrêa.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Postagens mais visitadas
ETIQUETA - Como usar o Descanso de Talher?
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário